Vida e

Obra

Lia Rejane
Mendes Barcellos

Sobre o

Concurso

A Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro em 2018 comemorou 50 anos de sua fundação. Integrando o Projeto Memórias, realizou o Concurso Lia Rejane Mendes Barcellos: Vida e Obra.

Para participar da premiação, criamos as categorias de trabalhos acadêmicos e de produtos culturais. O empenho para um concurso justo nos levou a acrescentar a categoria hours concours. Além do material concorrente, outras tantas homenagens carregadas de afetos, efeitos amorosos da semeadura de Lia Rejane foram acrescentados à homenagem final.

 

A concretização de toda essa intenção só foi possível com uma equipe engajada na sua execução: Martha Negreiros Sampaio Viana, a presidente do concurso; a Comissão Organizadora, a princípio composta por Mt Martha Negreiros Vianna, Mt Marly Chagas, Mt Beatriz de Freitas Salles, Mt Fátima Brasil, Mt Ana Carolina Arruda, logo  acrescida pela colaboração valiosa da Mt Suzana Cardoso, Mt Nathaly Ramirez Gaitán, Mt Yuri Machado Ribas. Contamos com a valiosa colaboração da Comissão avaliadora dos trabalhos acadêmicos composta por Mt Dr Marcello Santos (RJ), Mt Dra Maria Helena Rockembach (RS) e MT Dra Rosemyriam Cunha (PR). O design gráfico esteve ao encargo da MT Daniela Périssé Pastana. Impossível não mencionar a própria diretoria da AMTRJ, que aderiu à proposta e proporcionou toda a infraestrutura necessária ao êxito do concurso: Mt: Bárbara Penteado Cabral, Mt Marly Chagas, Mt Beatriz Salles, Mt  Liliam Ameal, Mt  Fátima Brasil, Mt Pedro Bicaco, Mt : Di Lutgardes. Agradecemos também ao Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário por ter disponibilizado a entrevista feita na Radio CBM para publicarmos.

Nosso especial agradecimento se dirige aos   participantes do concurso, sejam os presentes na festa de encerramento, sejam os que se inscreveram no edital. Todos contribuíram com suas reflexões, criações, histórias e memórias para tornar aquele momento  resultado de tudo que  Lia  Rejane plantou, semeou, colheu e, desejamos, ainda colherá.

Mt Marly Chagas   /    Mt Beatriz Salles

Sobre a

Lia Rejane

Lia Rejane Mendes Barcellos. Rejane, para os íntimos, é dona de   uma inquietação teórica, uma  habilidade clínica e  competência musical que  fazem dela referência e presença ímpar na história da Musicoterapia brasileira.

Pertenceu à primeira turma de musicoterapeutas graduados no Brasil pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro, em 1975. Iniciou sua carreira como docente ainda como graduanda e, desde então, vem sendo convidada a ensinar em vários estados do Brasil e em alguns países do mundo, deixando suas marcas de ética e curiosidade teórico-clínica em todos aqueles que tiveram a grande chance de serem seus alunos.

Sua  importância é notada desde 1982, quando  foi  escolhida para  participar  do II World Symposium on Music Therapy, evento que reuniu 28 participantes convidados da New York University para discutir a importância da Música na Vida do Homem. 

Mas Rejane possui a admirável e rara qualidade de não querer seguir sozinha nos espaços profissionais que conquista. Enquanto presidente da Comissão de Prática Clínica da Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT), convidou o musicoterapeuta Marco Antonio Carvalho Santos para juntos construírem a maior conceituação democrática sobre o que é Musicoterapia. Numa época em que não havia internet, eles consultaram e reconsultaram, por cartas e por fax, os demais colegas que faziam parte da comissão, representantes da Noruega (Even Ruud), Estados Unidos (Barbara  Wheeler), Israel (Chava Sekeles), Australia (Diane Allison), até que chegassem a um consenso. A Editora para a América do Sul da revista “VOICES”- a World Forum for Music Therapy- convocou musicoterapeutas brasileiros a escreverem sobre seus trabalhos. Não satisfeita, ela mesma se tornou a porta-voz das práticas inovadoras dos colegas brasileiros.

Seus escritos, livros e artigos são inúmeros e suas ideias, traduzidas e citadas. Lia Rejane vai ao mundo e traz o mundo para nós. Renomados musicoterapeutas internacionais vieram ao Brasil compartilhar seus conhecimentos conduzidos pelas mãos de Lia Rejane.

Lia Rejane Mendes Barcellos, nossa querida gaúcha de Bagé, vem  deixando sua assinatura na graduação e pós-graduação do CBM-RJ e na maioria dos cursos em Musicoterapia; na Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro; na União Brasileira das Associações de Musicoterapia; no Comitê Latino-americano de Musicoterapia e na Federação Mundial de Musicoterapia; na idealização e criação de muitos cursos e espaços oficiais de docência, pesquisa e clínica em Musicoterapia. Temos a enorme alegria de tê-la como membro nos quadros da nossa Associação.

Não seria possível celebrarmos 50 anos sem homenagear nossa grande dama. A voz da  querida e saudosa professora Cecília Conde, sintetizando  ressoa: “Lia Rejane é dadivosa!”


Salve, Lia Rejane!


Mt Marly Chagas  /  Mt Martha Negreiros

Vida e Obra - Lia Rejane - Associaçao  de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro AMTRJ

Contato: contatoamtrj@gmail.com   |   Desenvolvido por: Geraldofreitas

  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Pinterest Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now