top of page

Lembranças escritas

Referência fundamental da Musicoterapia no Brasil.

Por Esther Nisenbaum

08.jpg

Para a minha querida Lia Rejane Barcellos:

No Ano de 1968, em uma Sala do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil , atual UFRJ, nascia a Associação Brasileira de Musicoterapia e com ela o início de uma caminhada pela Constituição de um Novo Campo do Saber no Brasil. Da delimitação de um território próprio e um olhar particular sobre a potência da Música.

Muitas lutas seguiram  até a  constituição de uma entidade representativa a Nível Nacional (UBAM), pela criação de oportunidades formativas de qualidade, pela Regulamentação da Profissão.

Foram períodos árduos, porém mais que tudo aprendemos que podemos. Podemos querer e saber fazer- A  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA (AMT-RJ) tem por meta a ampliação das possibilidades de formação e atuação profissional na musicoterapia.

Crescemos e continuamos a crescer, grandes nomes de diferentes áreas afins colaboraram no surgimento desse novo Campo híbrido que uniu MÚSICA e CIÊNCIA: A Musicoterapia. 

Nesse Ano de 2018 em que Nossa Associação está comemorando 50 anos de existência, estaremos juntos no IV Seminário Estadual de Musicoterapia Homenageando a Mestra Maior com o PRÊMIO que leva seu nome - LIA REJANE BARCELLOS, VIDA E OBRA.

Lia Rejane percorre caminhos que demonstram o quanto o Discurso Musical forma, informa e transforma o SER HUMANO em relação ao mundo no qual está inserido- Como sua aluna, foi um caminho de descobertas de todo um material sonoro que Lia Rejane, no CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA, transmitia seus conhecimentos nesta área.

Lia Rejane Iniciou sua trajetória, depois de formada no recém-criado Curso de Formação de Musicoterapeutas do Brasil- no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro- começando  como Musicoterapeuta clínica na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação-ABBR.

 

No Ano de 1976 já coordenava o Curso de Formação de Musicoterapeutas na Cadeira de Musicoterapia.

 

Tive o prazer de ser sua aluna (3ª turma de Formação) que com suas reflexões e embasamento muito contribuíram para minha formação.

Escrever sobre essa querida colega e amiga de décadas seria muito pouco, porque Lia Rejane representa a MUSICOTERAPIA não só no BRASIL como no MUNDO.

Através de   livros publicados, muitas supervisões realizadas, muitos congressos levou o nome do Brasil em muitos os países. Relatou novas técnicas, estudos e pesquisas em suas palestras.

Hoje é seu dia LIA REJANE BARCELLOS! Com muito carinho e gratidão  ainda tenho comigo suas palavras autografadas por você.

 

Homenageá-la nesta preciosa data, colega, me traz  muita emoção! Gostaria de expressar o quanto a admiro:  Mestra guerreira e orientadora de minha monografia; Gostaria de abraçá-la e dizer-lhe: Muito obrigada por tê-la em minha vida, que deus continue iluminando-a em seu SABER, REALIZAÇÕES. Difundiu para todos os alunos Musicoterapeutas conhecimentos científicos de grande importância para nossa Profissão. 

PARABÉNS LIA REJANE BARCELLOS, minha eterna amizade

bottom of page