top of page

Lembranças escritas

MEMÓRIAS...

Por Ana Sheila  Tangarife

03.jpg

Como falar de Lia Rejane, minha colega, companheira de jornada, cúmplice de momentos inesquecíveis de nossa trajetória profissional de quase cinquenta anos?

É difícil por em palavras sentimentos de amizade e admiração.Minha memória recua no tempo e me vejo com Rejane e mais umas oitenta pessoas ,no Auditório do Conservatório Brasileiro de Música assistindo uma palestra do Dr. Rolando Benezon em 1970,quando ouvimos,pela primeira vez,o que era MUSICOTERAPIA. Nesse momento nos encantamos com esse universo novo,incrível e deconhecido para nós.

A partir daí não olhamos mais para trás e nos lançamos nessa aventura ou sonho incrível e sedutor que se mostrava a Musicoterapia para todos nós. Nós duas e muitas outras e outros colegas iniciamos o 1º. Curso Técnico de Musicoterapia ,com a duração de um ano.A partir daí foi ampliado  para quatro anos,se transformando numa Graduação.

Eu e Rejane éramos de turmas diferentes (nessa época tínhamos três turmas) ,mas nos encontrávamos em aulas comuns a todos. Entetanto,não tínhamos muito envolvimento pessoal.Foram anos duros  (muitos de nós trabalhávamos de dia e estudávamos à noite).Mas também foi um tempo maravilhoso,onde um mundo de conhecimentos e experiências fantásticas e inovadoras nos arrebatavam e impulsionavam a continuar esta caminhada.

Rejane se graduou antes de mim, pois devido a circunstâncias pessoais,me graduei três anos depois.A partir daí comecei a conviver com as variadas facetas de Rejane como como musicoterapeuta: professora,colega,companheira de lutas profissionais dos primeiros e difíceis tempos quando a Musicoterapia era ainda desconhecida. Desde então comecei a admirar essa pessoa forte,determinada,cheia de ideias e dedicada aos conhecimentos e estudos da Musicoterapia.

Nossas trajetórias foram em áreas diferentes,mas Rejane sempre se destacou onde atuava,com seu espírito inquieto e empreendedor.Vivemos projetos juntas ,que foram importantes para a nossa profissão.Como exemplo, destacamos a abertura de Cursos em Goiânia e Bahia que foram o começo  dos inúmeros Cursos de Pós -Graduação espalhados  em vários Estados do Brasil.Rejane foi uma espécie de abelhinha trabalhadora,polinizando e disseminando a Musicoterapia.

Ao mesmo tempo,esteve presente em praticamente todos os Congressos,Seminários,Simpósios e Encontros ,onde sempre brilhou  e buscou novos conhecimentos.Que carreira extraordinária!

Alem de todos esses aspectos,contei com sua confiança quando me convidou a  ajuda-la na Coordenação da Clínica Social “Ronaldo Millecco” (fundada por ela) e,mais tarde,confiou-me a Coordenação da Clínica citada ,onde estou atuando até os dias de hoje.

Sua ética,comprometimento e honestidade pautaram suas ações em todos esses anos. Sua contribuição e ensinamentos em seus vários artigos,trabalhos acadêmicos e livros publicados tem sido importantes não só para nós musicoterapeuta brasileiros,como nos colocam em evidência e respeito em vários países onde são publicados.

Poderia seguir enumerando várias facetas e aspectos de sua trajetória como ser humano e profissional. Mas o que poderia mais dizer ao encerrar esse breve depoimento?

“VIDA LONGA A LIA REJANE!!!”

bottom of page